A inadimplência é um dos maiores desafios que as associações encontram. Você já parou pra pensar que ela começa muito antes do boleto vencer?
Ela começa desde a adesão. Há informações simples e objetivas que o setor comercial precisa ser treinado e passar no momento da venda. Após isso, ter um pós-venda robusto também ajuda bastante. Além disso, definir uma régua de contato entre lembretes e cobranças, bem como os canais de contato, é fundamental para manter o relacionamento do associado na sua associação.
Importantíssimo: o setor de cobrança precisa ser estratégico e os colaboradores desenvolverem habilidades e competências de relacionamento, pois a atividade deles é muito mais que cobrar. É muito mais que falar de um débito em aberto. É fazer com que o associado veja o sentido de manter a proteção em dia, pois se algo acontece, o prejuízo é muito maior. E fazer isso num país que a cultura de seguro não é prioridade, é de fato um desafio, mas não impossível. Há muitas estratégias que podem ser aplicadas.
Erros comuns:
- Cadastro incompleto ou errado
Um dado errado pode impedir o envio correto de boletos e notificações.
- Ausência de acompanhamento ativo da carteira -Não basta saber quem está devendo. É preciso atuar com estratégias de recuperação.
- Demora na ativação do associado – Se ele não recebe o benefício rápido, perde o valor percebido — e a motivação de pagar.
- Falta de contato humano – Cobrança automatizada sem relacionamento gera afastamento.
- Falta de análise por perfil – Você sabe quais vendedores, canais de venda, região, têm mais inadimplência? A inadimplência de primeiro boleto? O perfil de pagamento de cada associado?
Combater a inadimplência exige olhar para o processo como um todo. A boa notíca é que com indicadores certos e processos bem definidos, dá pra virar esse jogo. Invista em consultoria de processos e aumente seu faturamento!